Observaçao microscopica
Observação microscópica de microrganismos eucariontes
Rute Lopes, nº 24
Cascais, 12 de janeiro de 2012
Índice
Título 1
Data e Identificação. 2
Índice. 3
Introdução Teórica. 4
Procedimento Experimental 8
Discussão 10
Conclusão 12
Fontes 13
Introdução Teórica
Este trabalho, proposto pela professora de Biologia e Geologia, Ana Rosa Amorim, tem como objetivo, observar organismos eucariontes ao microscópio ótico.
O meu objeto de estudo foi os protistas, um grupo de organismos ao qual pertencem milhares de espécies que se distribuem por todo o planeta onde exista água doce ou salgada, desde as regiões polares às nascentes termais.
Apesar da grande biodiversidade atualmente existente no planeta terra, os biólogos consideram que os seres vivos existentes podem ser englobados em dois grandes grupos: seres procariontes e eucariontes. Os seres procariontes são constituídos por células procarióticas e os seres eucariontes são constituídos por células eucarióticas.
As células procarióticas são as mais simples, sem núcleo organizado e sem a maioria das estruturas celulares conhecidas; estão representadas pelas bactérias e cianobactérias. As células eucarióticas têm uma estrutura mais complexa, apresentando um núcleo organizado e organelos celulares; estão representadas em todos os restantes grupos de seres vivos. As células procarióticas têm dimensões muito reduzidas, já as células eucarióticas têm uma dimensão 1000 vezes superior á das procarióticas.
Ao analisar-se esta enorme biodiversidade surgem dúvidas em relação ao modo como estes seres vivos surgiram - em relação à existência de seres procariontes e seres eucariontes e, em relação à necessidade de que alguns organismos eucariontes tiveram para se tornarem multicelulares, ou seja, passarem a ser organismos constituídos por várias células organizadas e com funções específicas, enquanto outros