observando o bolor do pão
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DAS ATIVIDADES PRATICAS
(CULTIVANDO E OBSERVANDO O BOLOR DO PÃO, LEVEDURAS FERMENTADORAS E FAZENDO O PÃO)
FRONTEIRAS-PI, 02 DE FEVEREIRO DE 2015.
1 INTRODUÇÃO
Os fungos, em sua maioria, são constituídos por filamentos microscópicos e ramificados, as hifas, que em conjunto formam o micélio. Uma hifa é um tubo microscópico que pode ou não apresentar paredes transversais. Certos fungos apresentam hifas divididas em células com um ou dois núcleos. Em outros as hifas são preenchidas por uma massa citoplasmática indivisa, com centenas de núcleos compartilhando um citoplasma comum (AMABIS & MARTHO, 2002; LANDGRAF, 2005).
Os fungos têm nutrição heterotrófica e a maioria das espécies vive no solo, alimentando-se de cadáveres de animais, de plantas e de outros seres vivos. Esse modo de vida dos fungos causa o apodrecimento de diversos materiais, e por isso eles são chamados de saprofágicos (do grego sapros, podre, e phagein, comer), (AMABIS & MARTHO, 2002).
Bolores e leveduras são considerados micro-organismos de interesse alimentar, pois podem desempenhar papéis muito importantes nos alimentos. Podem atuar causando alterações benéficas no alimento o transformando em outro, podem causar alterações químicas prejudiciais para o alimento e podem representar riscos à saúde (LANDGRAF, 2005).
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
- observar bolores e leveduras em amostras de alimentos.
2.2 Objetivos específicos
- Observar o desenvolvimento de fungos sobre o pão em certas condições ambientais tais como ausência de luminosidade umidade e temperatura.
- Observar a produção de co2 como resultado da atividade de fermentação das leveduras que compõem o fermento biológico.
- Verificar o papel das leveduras presentes no fermento biológico na produção de Pães.