Obras UEM 1
A Falecida – Nelson Rodrigues (Modernismo)
A Falecida é a 1ª tragédia carioca, que nós podemos considera-la como sendo um grande marco na obra de Nelson Rodrigues). Ele passou a representar a vida como ela é, e assim conseguir mostrar o subúrbio do Rio de Janeiro, que possuem bastantes gírias e por diversas vezes discussões existenciais sobre assuntos quase sem utilidade nenhuma, como por exemplo sobre futebol. A historia se passa nos anos 50 na Zona Norte, e agora Nelson muda o modo como seus personagens aparentam, ele agora representa o cotidiano, que muitas das vezes é vulgar, dos brasileiros como por exemplo a falta de dinheiro, as doenças aparecem com uma certa frequência em suas novas peças.
Primeiramente, A Falecida deixa muito claro que ela quer mostrar a tristeza e o pessimismo que não tem como dizer que não é possível de se notar. Essa foi a primeira, de muitas, onde Nelson Rodrigues coloca pessoas frustadas e aparantemente fracassadas como protagonistas.
A ironia e o deboche são características muito marcantes em A Falecida.
A visão do autor é extremamente pessimista, como se no fim tudo fosse dar errado, sempre.
A Falecida conta sobre uma mulher que está frustrada, ela mora no subúrbio carioca,e ela tem tuberculose, como em varias vezes ele usa esse termo,a tuberculosa Zulmira, que já não vê nenhum tipo de expectativas para a sua vida. Pobre e doente, cujo único é um enterro de luxo. Quer se vingar de Glorinha, que na verdade é sua prima e vizinha que não cumprimenta mais ela quando a encontra na rua. Zulmira tenta o tempo todo ganhar de sua prima, como se fosse uma especie de competição, ao ponto de ficar feliz quando descobre que ela é tão seria porque ela tem um seio arrancado por causa do câncer.
Seu marido, Tuninho, agora está sem emprego e gasta tudo o que lhe resta da indenização jogando e discutindo sobre futebol.
Quando ela está quase morrendo, Zulmira pede para Tuninho procurar o milionário Pimentel para que