obras de Michelangelo
Michelangelo teria feito contrariado este trabalho convencido que era mais um escultor, que um pintor. Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho do Papa Sisto IV, de pintar o teto da capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma: o mausoléu do Papa. Mas, dedicou-se a tarefa e fez com tanta mestria que praticamente ofuscou as obras primas de seus antecessores na empresa. Os frescos no teto da Capela Sistina são, de facto, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade.
Criação de adão: A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão. Michelangelo fez uma referência ao cérebro humano quando pintou a imagem de Deus com os anjos.
Juizo final: descreve a Segunda Vinda de Cristo e o Juízo Final, como narrado na Bíblia. As almas dos seres humanos ascendem ao Paraíso ou descem ao Inferno, dependendo de como são julgados por um Cristo cercado de santos importantes como Pedro, Catarina de Alexandria, Lourenço, Bartolomeu, Paulo e João Batista.
Cúpula da Basílica de São Pedro Michelangelo: é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. pretendia com a obra "engrandecer-se a si mesmo nos ideais do povo" a madona dos degraus: A virgem sentada sobre um bloco de mármore, não se inclina afetuosamente sobre a criança,mas olha fixamente à frente dela, o busto reto, denominado por uma consiência profética evidente em sua expressão severa e absorvida"Valerio Guazzoni, "O Pintor, o Escultour, o Poeta , o