Objetivos Da Sociologia No Ensino B Sico
Este relatório tem por objetivo fazer a análise dos documentos estruturadores do
Ensino de Sociologia no Nível Médio, estes documentos são: A Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional – LDB/EN, as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias –
PCN/Ensino Médio e a Proposta de Conteúdo Básico Comum da Disciplina de
Sociologia – CBC.
Tendo como base o CBC, o ensino de Sociologia teria como aspectos fundamentais a análise sociológica dos fenômenos sociais e históricos, bem como das doutrinas e teorias gerais da disciplina.
Acreditamos que o ensino da Sociologia no nível médio deve estar centrado nas dimensões que definem a perspectiva da análise sociológica frente aos fenômenos sociais e históricos, tendo como suporte a apresentação das doutrinas ou teorias gerais que marcam o campo disciplinar da Sociologia.
(CARNEIRO, pág. 2).
O primeiro aspecto se baseia na noção de distanciamento da noção do senso comum, desenvolvendo assim, uma atitude de estranheza em relação às diversas vivências cotidianas. Reconhecendo, também as diferenças entre as diversas culturas e situando-as em um tempo histórico.
O primeiro aspecto assenta-se na proposição do necessário distanciamento cognitivo da percepção do senso comum. Isto implica desenvolver uma atitude de “estranheza” frente às práticas da vida cotidiana trazendo, como consequência, a “desnaturalização” das concepções rotineiras de realidades sociais, permitindo que os estudantes possam desenvolver uma nova visão, de natureza sociológica, reconhecendo em nossas ideias comuns sobre a vida social, a marca do viés próprio a cada cultura e as condições do tempo histórico em que se situam. (CARNEIRO, pág. 2).
É através do segundo aspecto, em que as teorias são trabalhadas, que serão buscadas ferramentas de distanciamento em relação ao mundo em que se vive.
É neste celeiro teórico, especialmente o das teorias dos