Objetivo da Contabiidade
A Contabilidade além de ser um sistema de informação, cuja função é a organização de dados, também visa o provimento de demonstrações e análises econômicas e financeiras, visando à produtividade aos seus usuários, estes usuários podem ser pessoa física ou jurídica que tenham interesses na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Os usuários também podem ser classificados como preferenciais ou externos, que são os acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos, e integrantes do mercado de capitais, ou classificados com secundários, que são os administradores da entidade e o Fisco.
Existem também vários tipos de informações. São elas informação de natureza econômica, informação de natureza financeira, informação de natureza física e informação de natureza de produtividade. Nas quais podemos dizer que as duas primeiras constituem o Núcleo Central da Contabilidade, e as duas ultimas são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
A contabilidade além de ter como objetivo principal permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade, inferindo assim sobre as tendências futuras da mesma, também deve contribuir para o processo decisório dos usuários. A não utilização da informação contábil pode ser resultado de deficiências na estrutura do modelo informativo, limitações do próprio usuário, baixa credibilidade por parte dos usuários, linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.
Pode-se dizer também que a contabilidade é uma ciência social tanto no que se refere às suas finalidades, quanto à metodologia de mensuração, e reúne tanto o social quanto o quantitativo. No âmbito social permite conhecer-se a permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade. Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes