obesidade x estresse
“A Obesidade Relacionada ao Estresse na Atividade Policial Militar”
2. DELIMITAÇAO DO TEMA/ PROBLEMA
O estresse é uma realidade da sociedade contemporânea. A vida conturbada acarreta alterações psicológicas e biológicas maiores que a capacidade do organismo de um indivíduo se adaptar.
A atividade policial enquanto profissão que exige atenção e rápida tomada de decisão situa o individuo policial militar num estado de constante preocupação e alerta que demanda alterações psíquicas e físicas. Sendo a obesidade uma das consequências do constante estado de estresse, procura-se fazer uma revisão integrativa entre os distúrbios metabólicos e a atividade policial.
3. HIPÓTESE
A atividade policial inclui no seu cotidiano situações onde os profissionais estão constantemente expostos ao perigo e à agressão, devendo frequentemente intervir em situações de problemas humanos de muito conflito e tensão. Além disso, tem que lidar com violência, terror e morte, sendo que esta realidade adicionada ao próprio risco inerente à atuação classifica a profissão de policial militar como uma das mais estressantes. Frequentemente estes profissionais apresentam sintomas de exaustão física, psíquica e emocional que decorrem de uma má adaptação do indivíduo a um trabalho prolongado e com uma grande carga de tensão, visto que estes nem sempre estão preparados para as ocorrências em que atuam no sentido de que são tão amplas as situações e ocorrências em que pode se envolver que é difícil a previsão dos acontecimentos ou estabelecimento de uma rotina de trabalho.
O profissional que se encontra em constante estado de estresse e tensões psicológicas concorre para um estado patológico que abrange desde doenças cardiovasculares, como hipertensão, às dislipidemias e distúrbios psiquiátricos, sendo estes fatores que cumulam à obesidade em causa ou consequência onde esta está intimamente ligada a hábitos comportamentais, genéticos, fisiológicos e psicológicos.
4.