Obesidade Na Adolesc Ncia
TIPO I - Caracterizado pelo excesso de massa adiposa corporal total sem concentração particular.
TIPO II - Caracterizado pelo excesso de gordura subcutânea na região abdominal e do tronco, também conhecida como do tipo andróide ou obesidade do tipo "maçã", pois o aspecto corporal do indivíduo assemelha-se a esta fruta. A obesidade tipo II está associada ao aumento da fração LDL-C, estimulando o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e a resistência à ação da insulina. Este tipo de obesidade manifesta-se sobretudo nos homens sob efeito hormonal da testosterona e de corticóides.
TIPO III - Caracterizado pelo excesso de gordura visceroabdominal, que também está associada a problemas cardiovasculares e a resistência à ação da insulina.
TIPO IV - Caracterizado pelo excesso de gordura glúteo-femural, também conhecida como do tipo ginóide ou obesidade do tipo "pêra". A obesidade do tipo IV pode estar mais suscetível a alterações nos períodos de gestação (principalmente repetidas) e desmame precoce. Este tipo de obesidade manifesta-se principalmente em mulheres sob efeito hormonal dos estrógenos, em geral a partir da puberdade.
Obesidade na adolescência Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 85 - Junio de 2005 http://www.efdeportes.com/efd85/obesid.htm> Acesso em 04.Maio.2014
Destacam GUEDES&GUEDES (1998) que, O acúmulo de peso e de gordura corporal na infância e na adolescência é acompanhado por importantes alterações metabólicas, funcionais, ortopédicas e psicoemocionais.
O PAPEL SOCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE AO PROBLEMA DA OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA; Iniciação Científica Cesumar mar-jul 2001, vol. 03 n.01, pp. 39-46 < http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/iccesumar/article/view/36/303> Acesso em 04.Maio.2014
Segundo BOTELHO e SOUZA,( 2007; 2008 apud LISBOA et. al.,