Obeseidade

1884 palavras 8 páginas
Obesidade é doença?
A análise de 305 matérias publicadas em um jornal paulistano, no período de 1998 a 2008, levou à constatação de que a imprensa teve papel determinante no processo de medicalização, diante da numerosa publicação de novidades sobre tratamentos, descobertas, lançamento de novas drogas e até mesmo dietas de estrelas.
Simone salienta que 72% do total dos textos analisados enfocam a obesidade como doença ou epidemia, relacionando o mal a outras doenças, destacando os riscos, os custos individuais e para os sistemas de saúde público e privado.
Embora o jornal tenha apresentado em algumas matérias uma conotação crítica à medicalização e todo o arcabouço que caracteriza esse processo, esses textos foram minoria na amostra analisada no estudo, de acordo com a jornalista.
"Cura para a obesidade"
A jornalista concluiu que a imprensa representa um importante papel na construção da epidemia da obesidade, apoiada principalmente no discurso médico, autoridade científica que legitima o processo da medicalização, com o suporte dos laboratórios farmacêuticos e o poder público na disseminação da ideia da doença e de possível cura, mesmo que não se esteja perto dela.
A visibilidade dada ao tema, segundo a jornalista, provocou um acirramento no discurso de epidemia da obesidade por parte de médicos e autoridades de saúde em todo o mundo.
Temas de saúde
Assuntos ligados à saúde atraem naturalmente o público, seja em veículos impressos ou na TV. Para Simone, o poder de influência da imprensa sobre seu público se intensifica quando se trata de conteúdo de saúde.
Uma pesquisa de percepção pública da ciência realizada em 2008 mostrou que 35% do público se interessa por esses assuntos no Estado de São Paulo. Outra pesquisa do mesmo gênero, em nível nacional, revelou que o tema medicina e saúde interessa a 60% do público.
Além do leitor leigo, os próprios cientistas se informam e se atualizam por meio da imprensa. Segundo Simone, os textos priorizam o discurso

Relacionados

  • Obeseidade encurta esperança média de vida
    1231 palavras | 5 páginas