Núm 15:37 Bíblia
Não siga ‘seu coração e seus olhos’
9 A segunda influência perigosa que analisaremos é de origem interna. Para ilustrar: se você estivesse viajando para certo lugar, pensaria em dispensar o mapa e simplesmente seguir seus impulsos — pegando qualquer estrada que parecesse oferecer belas paisagens? É óbvio que ceder a tais impulsos o impediria de atingir seu objetivo. Nesse respeito, veja outra das leis de Jeová ao Israel antigo. Muitos hoje talvez achem difícil entender uma lei que mandava colocar franjas e cordéis azuis nas roupas. (Leia Números 15:37-39.) Mas você vê a importância dessa lei? Obedecê-la ajudou o povo de Deus a se manter diferente e separado das nações pagãs ao seu redor. Isso era vital para ganhar e manter a aprovação de Jeová. (Lev. 18:24, 25) No entanto, essa lei revela também uma perigosa influência interna que pode nos desviar de nosso destino, a vida eterna. Como assim?
10 Note o que Jeová apresentou ao seu povo como motivo por trás dessa lei: “Não deveis estar seguindo os vossos corações e os vossos olhos, os quais estais seguindo em relações imorais.” Jeová conhece bem a natureza humana. Ele sabe muito bem como é fácil o nosso coração, ou nosso íntimo, ser seduzido pelo que os nossos olhos veem. De modo que a Bíblia nos alerta: “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Quem o pode conhecer?” (Jer. 17:9) Consegue ver, então, como foi oportuno o alerta de Jeová aos israelitas? Ele se apercebia de que eles tenderiam a olhar para os povos pagãos vizinhos e a deixar-se seduzir pelo que vissem. Poderiam ser tentados a querer se parecer com eles e, daí, a pensar, sentir e agir como eles. — Pro. 13:20.
11 Hoje é ainda mais fácil que o nosso coração traiçoeiro seja seduzido pelos nossos sentidos. Vivemos num mundo que favorece a satisfação dos desejos da carne. Como então aplicar o princípio por trás de Números 15:39? Considere: digamos que as