NÚCLEO DOS NERVOS MOTORES DO TRONCO CEREBRAL
Este trabalho visa descrever alguns aspectos importantes dos pares de nervos cranianos que são localizados no tronco encefálico e são responsáveis pela motricidade de determinadas estruturas do corpo.
DIVISÕES DO TRONCO ENCEFÁLICO
O tronco encefálico é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. Há também, a formação reticular que é uma região na qual as substâncias: cinzenta (corpos celulares neuronais) e branca (axônios mielinizados), exibem um arranjo tipo rede, com funções sensitivas e motoras. É no tronco encefálico que está localizado os núcleos dos pares de III a XII dos nervos cranianos. Os dois primeiros pares estão localizados no encéfalo. O Mesencéfalo possui os núcleos de dois pares de nervos cranianos: o Nervo Oculomotor (III) e o Nervo Troclear (IV). Na Ponte encontramos os seguintes núcleos: Nervo Trigêmeo (V), Nervo Abducente (VI), Nervo Facial (VII), e a parte vestibular do Nervo Vestibulococlear (VIII). Já o Bulbo, possui os núcleos dos últimos cinco pares de nervos cranianos: a parte coclear do Nervo Vestibulococlear (VIII), Nervo Glossofaríngeo (IX), Nervo Vago (X), Nervo Acessório (XI) e Nervo Hipoglosso (XII). Alguns destes pares são totalmente motores, como os nervos Oculomotor, Troclear, Abducente, Acessório e Hipoglosso. Já os nervos Trigêmeo, Facial, Glossofaríngeo e Vago são ao mesmo tempo sensitivos e motores, sendo assim, são denominados mistos.
OS PARES DE NERVOS CRANIANOS COM FIBRAS MOTORAS
III. Nervo Oculomotor
Este par de nervos está localizado no mesencéfalo e suas fibras são essencialmente motoras. É responsável pelo movimento dos olhos para baixo, para cima e medialmente; transmitem impulsos que elevam as pálpebras, ajustam a quantidade de luz que penetra no olho e foca o cristalino.
IV. Nervo Troclear
Este par de nervos está localizado no mesencéfalo e suas fibras são essencialmente motoras. É responsável pelo movimento dos olhos para baixo e lateralmente.
V. Nervo Trigêmeo
Este