NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM O SEDENTARISMO EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA

1997 palavras 8 páginas
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSica

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM O SEDENTARISMO EM PROFESSORES DE ESCOLAS
PÚBLICAS

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM O SEDENTARISMO EM PROFESSORES DE ESCOLAS
PÚBLICAS

RESUMO
Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência de sedentarismo e o nível de atividade física em professores de escolas públicas de Teresina.
A amostra foi constituída por 60 professores de Teresina, PI, em 2013. A versão curta do Questionário Internacional de Atividade Física foi aplicada e o nível de atividade física dos professores foi categorizado em baixo, moderado ou alto. A amostra foi estratificada por idade e sexo.
A prevalência de nível baixo de atividade física foi de 40%, e os níveis moderado e alto representaram 34% e 26%, respectivamente. Níveis baixos de atividade física foram mais prevalentes em indivíduos de 41 a 50 anos (41,1%) e menor prevalência foi observada de 23 a 30 anos (35,2%). Níveis moderados e altos foram menos prevalentes em idade mais avançada. O número de homens com nível baixo (48,3%) e moderado (40,2%) de atividade física foi significantemente maior que em mulheres (baixo: 42,9%; moderado: 34,1%). A prevalência de homens com nível alto (11,5%) foi significativamente menor em comparação às mulheres (23,0%).
Conclui-se que a prevalência de nível baixo de atividade física foi marcadamente elevada. Diferenças nas idades e sexos devem ser consideradas no planejamento e direcionamento de campanhas que visem promover aumento dos níveis de atividade física nessa população para combater o sedentarismo.

1 INTRODUÇÃO

A tendência ao sedentarismo só aumenta no mundo e já é responsável pelo quarto fator de risco de mortalidade, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde, 2010), apontando também que ele é sem dúvida

Relacionados