Não tem monografia
Os riscos mecânicos estão relacionados às condições físicas (do ambiente físico de trabalho) impróprias, capazes de colocar em perigo a integridade física do trabalhador.
A armazenagem inadequada e insegura dos produtos ocasiona numerosos e graves acidentes de trabalho, razão pela qual se torna necessário estabelecer regras de segurança e higiene que previnam situações de risco. Não é fácil enumerar regras de validade universal, indistintamente aplicáveis à arrumação de todos os produtos e ao funcionamento de todos os armazéns, pois variam conforme o tipo de produtos a armazenar. Apesar disso, poderão encontrar princípios genéricos válidos para a maioria das situações.
Independentemente da existência de regras para armazenagem de determinado tipo de produtos, a observância das regras básicas abaixo pode, seguramente, evitar muitos acidentes. * Nos armazéns devem evitar-se os pilares, as traves, os tubos, os afunilamentos e os degraus. Se não puderam ser evitados, pelo menos devem ser assinalados de forma muito visível; * As instalações elétricas devem estar protegidas contra contatos acidentais; * As canalizações de fluídos devem ser cuidadosamente localizadas e identificadas com a cor correspondente ao fluído que nelas circulam; * Os pavimentos devem ser ter nível uniforme e ser cobertos com revestimentos antiderrapante; * Os armazéns devem possuir instalações de detecção e meios de combate a incêndios devidamente sinalizados; * O peso dos materiais armazenados nunca deve ser superior à resistência do piso de armazenagem; * A armazenagem não deve obstruir vias de circulação, vias e saída de emergência, meios de combate a incêndios; * Quando a armazenagem dos produtos se fizer em pilhas, estas devem manter uma distância para as paredes de pelo menos 50 cm, de modo a permitirem o combate ao em caso de incêndio, e não impedirem a ventilação; * A altura recomendável das pilhas varia em função do tipo de