Trabalhos feitos site : )
Desoxirribonucleicos e Ribonucleicos
Ácidos Nucleicos Desoxirribonucleicos e Ribonucleicos
Um ácido nucleico tem a capacidade de guardar informações, de replicação, de gerar diversificação de atividades numa célula, de catalisar, de unir gerações pelo processo de hereditariedade e de dirigir a síntese de outras proteínas.
O RNA foi provavelmente o primeiro tipo de ácido nucleico a surgir na natureza. Sua estrutura mais simples, a diversidade de tipos, a capacidade de auto-replicação, uma ação relativa encontrada em certos RNA aponta para a condição de molécula hereditária primordial. O DNA foi na verdade uma cria do RNA de algumas células primitivas que ganharam com isso maior estabilidade e durabilidade do seu material em dupla hélice. Com essa nova invenção das células era possível aumentar o tamanho dos ácidos nucleicos e assim, estocar mais informações e a partir daí desencadear a síntese de um maior arsenal de proteínas que tornou o metabolismo celular mais complexo, diversificado e consequente eficiência no seu funcionamento.
Embora a ordem de surgimento das moléculas informacionais tenha sido: RNA ⇒ DNA ⇒ PROTEÍNA, sabemos que as células modernas transferem a informação biológica da forma: DNA ⇒ RNA ⇒PROTEÍNAS. Essa sequencia de eventos é considerado o DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR
Ácidos nucleicos Os ácidos nucleicos são as substâncias responsáveis pela transmissão da herança biológica: as moléculas que regem a atividade da matéria viva, tanto no espaço, coordenando e dirigindo a química celular por meio da síntese de proteínas, como no tempo, transmitindo os caracteres biológicos de uma geração a outra, nos processos reprodutivos.
Sequência e função genética
A sequência dos ácidos nucleicos é específica e característica de cada ser vivo. Em tal sequencia radicam-se em suma a individualidade e as diferenças existentes entre os organismos. As cinco bases, combinadas em todas as sequencias imagináveis, com