Nutrição e higiene alimentar terminar
Aleitamento Materno - Conjunto de processos nutricionais, comportamentais e fisiológicos envolvidos na ingestão, pela criança, do leite produzido pela própria mãe, seja diretamente no peito ou por extração artificial.
Alimentação – Processo biológico e cultural que se traduz na escolha, preparação e consumo de um ou vários alimentos.
B
Bem-estar nutricional – Estado orgânico em que as funções de consumo e utilização de energia e de nutrientes se fazem de acordo com as necessidades biológicas dos indivíduos.
Biodisponibilidade – O grau de aproveitamento de nutrientes específicos contidos nos alimentos, tomando como referência o conteúdo total – 100% - do princípio nutritivo considerado.
C
Carências nutricionais – Situações em que deficiências gerais ou específicas de energia e nutrientes resultam na instalação de processos orgânicos adversos para a saúde.
Cuidados nutricionais específicos – Ações recomendadas para situações peculiares de riscos nutricionais, como a anemia, o bócio, a hipovitaminose A e outras condições.
D
Desnutrição – Termo genérico usualmente empregado para discriminar deficiências nutritivas, referindo-se principalmente à desnutrição energético – protéica. Ver as definições correspondentes a déficits antropométricos, desnutrição energético-protéica.
Dieta – Genericamente, corresponde aos padrões alimentares dos indivíduos. Especificamente, pode representar uma combinação recomendada de alimentos em determinadas proporções para atender necessidades terapêuticas.
E
Enriquecimento alimentar – Adição de determinados nutrientes – vitaminas, sais minerais ou outros – a alimentos com baixo conteúdo em relação a determinados princípios nutritivos.
Estresse – Estímulos adversos, com diferentes impactos físicos, psíquicos e nutricionais. Tensão.
F
Ferro medicamentoso – Compostos orgânicos ou inorgânicos de ferro usados para tratamento das anemias.
G
Garantia da qualidade dos alimentos – Ver segurança