Nutrição Maternal
(Alimentos Sólidos)
A amamentação deve ser dada ao bebê até os 2 anos de idade, para que ele possa ter um crescimento saudável. Mas, a partir dos 6 meses é importante começar a introduzir alimentos sólidos na nutrição do bebê, pois com essa idade, apenas o leite materno não será suficiente para seu desenvolvimento e para mantê-lo longe de doenças. Deverá ser dado um alimento de cada vez para que o mesmo possa ser reconhecido caso o bebê apresente alguma alergia ou rejeite o alimento.
Primeiros Alimentos:
- Papas: Pode-se começar com as papas de cereais, pois nelas contém carboidrato que é importante para a energia do bebê. Para que não se tenha problemas intestinais, é aconselhado que nos primeiros meses seja dado apenas cereais sem glúten (substância encontrada no trigo, aveia, centeio...). Entre os cereais que não contém glúten estão o milho e o arroz. Nas farmácias são vendidas algumas papas sem glúten (devidamente assinaladas nas embalagens).
- Vegetais: Os vegetais devem ser introduzidos em forma de sopa (pode-se começar com uma batata, uma cebola e uma cenoura, pois são os vegetais melhor tolerados). Não se deverá acrescentar sal, e só depois dos legumes cozinhados e de estar fora do fogo é que se introduz uma colher de sobremesa de azeite, que não deverá ir ao fogo, pois as gorduras expostas a altas temperaturas sofrem transformações químicas que as tornam mais nocivas para a saúde. Se o bebê não apresentar nenhuma reação alérgica a esta base, semana a semana será acrescentado mais um vegetal de cada vez, para que caso ocorra alguma reação alérgica se possa identificar qual a sua origem.
- Frutas: A introdução de frutas deve começar por se cozer uma maçã ou uma pêra e, posteriormente pode-se misturar bolacha maria de forma a se fazer uma papa. Depois disso, poderá ser dado o pêssego e a banana. As últimas frutas deverão ser as laranjas, tangerinas e frutos vermelhos, pois causam facilmente alergias.