nuaruaques
Nuaruaques é o nome de uma tribo indígena, mas na Ilha de Marajó significa memória. Nuaruaques é um grupo de danças e músicas folclóricas formado por jovens de Ponta de Pedras. São 10 músicos e 17 dançarinos tentando preservar tradições musicais de origem africana e indígena, como o lundu. O lundu ou lundum ou ainda, londu é um canto - dança trazido pelos escravos bantos da Angola para o Brasil, no século XVIII. A maneira como as caboclas e negras dançavam o lundu causava repulsa e admiração pelo mesmo motivo: a maneira de dançar "...mais cínica que se possa imaginar, não é nada mais nem menos do que a representação do ato do amor carnal"
A dança, poderosa linguagem universal, é um meio de expressão importante desde épocas remotas, assim como a música. Os hebreus e egípcios tinham suas danças sagradas. Entre os gregos e romanos ela era inspirada pelo espírito profano.
O índio dança para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria; para assinalar a puberdade de adolescentes ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outros flagelos. As danças indígenas podem ser realizadas por um único individuo ou em grupo e, salvo raras exceções no alto Xingu, não é executada em pares. As mulheres não participam de danças sagradas, executadas pelos pajés ou grupos de homens. São utilizados, ainda, símbolos mágicos, totens, amuletos, imagens e diversos instrumentos musicais e guerreiros em danças religiosas, dependendo do objetivo da cerimônia.