NTICs - AS FERRAMENTA DO APRENDER
Renata de Oliveira Sbrogio2
Há pouco tempo atrás discutia-se como seria feita a inclusão da informática em sala de aula, as disparidades sociais que ela traria visto que, nem todas as instituições escolares poderiam se equipar igualitariamente, seus benefícios e malefícios, enfim... Passados estes momentos de dúvida nos deparamos no momento exato em que já vivemos o futuro outrora sonhado e, algumas escolas já se equipam com lousas digitais e pontos de conexão para notebooks dos professores ditos para “facilitar” e agregar recursos não encontrados nas limitadas bibliotecas escolares de hoje.
Para Cox, 2003:
Sob a benção de inúmeras justificativas as máquinas de processamento invadem as salas de aula. Em posse de teclados, monitores, mouses, disquetes, drivers, impressoras e softwares, resta à escola discutir e descobrir o que fazer com esses inovadores equipamentos.
Porém, além do preparo físico-ambiental e aquisição de equipamentos modernos existe algo mais importante a ser incorporado neste processo: a formação docente, no preparo do conhecimento e das habilidades do professor que irá ocupar a operação dos hardwares e softwares utilizados em sala de aula.
Tecnologia Educacional: ferramenta do aprender
É importante compreender que a tecnologia, ou informática na educação, não deve ser compreendida, nem posicionada, sob a ótica de ser uma nova pedagogia, nem mesmo as pedagogias atuais (Pedagogia do Amor, Aprender a Aprender, entre outras) a que se propõem
Este artigo, agora revisado, foi publicado originalmente no blog Ateliê de Educadores, no dia 28 de fevereiro de 2011. Disponível em: http://atelierdeducadores.blogspot.com/2011/02/novas-tecnologias-na-educacao-as.html 2 Pós Graduada em Tecnologias na EAD pela Unicid, Pós Graduada em Didática do Ensino Superior pela UNIRP, graduada em Educação
Artística com Bacharelado em Desenho de Moda pela UNIRP, docente da Unilago nos