Nr: 10
A NATUREZA DA ELETRICIDADE.
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA.
Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. A matéria é constituída de moléculas que, por sua vez, são formadas de átomos.
O átomo é constituído de um núcleo e eletrosfera onde encontramos os:
Elétrons
Prótons
Nêutrons
Portanto, o átomo é formado por:
Elétron: é a menor partícula encontrada na natureza, com carga negativa. Os elétrons estão sempre em movimento em suas órbitas ao redor do núcleo.
Próton: é a menor partícula encontrada na natureza, com carga positiva. Situa-se no núcleo do átomo.
Nêutron: são partículas eletricamente neutras, ficando também situadas no núcleo do átomo, juntamente com os prótons.
ELÉTRONS (negativos)
ELÉTRONS (negativos)
PRÓTONS (positivos)
PRÓTONS (positivos)
NÊUTRONS
NÊUTRONS
ORBITAS
ORBITAS
No seu estado natural um átomo está sempre em equilíbrio, ou seja, contém o mesmo número de prótons e elétrons. Como cargas contrárias se anulam, e o elétron e próton possuem o mesmo valor absoluto de carga elétrica, isto torna o átomo natural num átomo neutro.
CORRENTE ELÉTRICA.
Num átomo existem várias órbitas.
Orbitando ao redor do núcleo temos partículas, cerca de 1840 vezes mais leves que os prótons, são os elétrons, que apresentam cargas negativas de mesmo valor que as dos prótons.
Os elétrons mais próximos do núcleo tem maior dificuldade de se desprenderem de suas órbitas, devido à atração exercida pelo núcleo; assim os chamamos de elétrons presos.
Os elétrons mais distantes do núcleo (última camada) têm maior facilidade de se desprenderem de suas órbitas porque a atração exercida pelo núcleo é pequena; assim recebem o nome de elétrons livres.
LEIS DAS CARGAS ELÉTRICAS.
Alguns átomos são capazes de ceder elétrons e outros são capazes de receber elétrons. Quando isto ocorre, a distribuição positiva e negativa que era igual deixa de existir.
Um corpo passa a ter excesso e outro falta de elétrons. O corpo com