Noções desenho técnico
O desenho técnico tem por finalidade a representação dos objetos o mais próximo do possível, em formas e dimensões.
Escala
A escala é um dado fundamental da representação e tem de ser definida antes da representação, e sua alteração, no meio ou no fim do processo, significa o redesenho de tudo que já foi representado. Sendo assim, o desenhista representa os elementos através de suas medidas reais, escolhendo para isto a unidade de representação, se metro ou centímetros, por exemplo. Posteriormente o desenho pode ser impresso em mais de uma escala, bastando para isso apenas configurar a impressão. Sendo importante então sempre manter a unidade de medida do desenho.
Exemplos: 1:1 – 1 item no físico : para 1 item no projeto (Escala Real) 1:2 – 1 item no físico : para 2 itens no projeto (redução)
Vistas
No desenho técnico, o modelo deve ser representado em uma posição, em que as faces e seus elementos possam ser analisados e estejam em condições de serem interpretados.
Linhas
As linhas são os principais elementos gráficos do desenho, pois definem o formato, dimensões e posicionamento do projeto. As linhas de um desenho normatizado devem ser regulares, legíveis (visíveis) e devem possuir contraste umas com as outras. As linhas em primeiro plano (plano mais próximo) serão sempre mais grossas e escuras, enquanto as do segundo e demais planos visualizados (mais afastados) serão menos intensas. As espessuras das linhas utilizadas no desenho podem ser classificadas em grossas, médias e finas. As espessuras variam conforme o uso (elemento representado) e a escala de representação.
Cotas
As cotas devem ser indicadas em milímetros (mm) para distâncias entre linhas e diâmetro (Ø) para furos e buscar ao máximo cotar fora dos limites do desenho.
Chamada de detalhes
A chamada de detalhes serve para ampliar um ponto no desenho e aumentar as informações sobre o mesmo.
Explosão
A explosão é feita na folha técnica e