Noções de Desenho Técnico
Lápis / lapiseira
Utiliza diversos diâmetros de grafite dependendo da espessura do traço a ser feito. Os grafites podem ser de várias durezas, desde o mais duro H6 (traços mais finos e claros) até o mais mole B6 (traços mais grossos e escuros).
Borracha
É uma auxiliar importante, pois apaga os erros e as linhas que não serão mais necessárias quando o desenho estiver acabado. Deve ser macia para não rasurar o trabalho.
Régua
Tem a função de medir e auxiliar no desenho de linhas retas, portanto deve ser de boa qualidade e não ter deformações ou rebarbas em seus vértices.
Esquadros
Normalmente utilizamos um “jogo” composto por dois esquadros formando triângulos retângulos com os seguintes ângulos: um de 45°/45°/90° e outro de
30°/60°/90°
Com esses instrumentos é possível traçar paralelas perpendiculares e ângulos derivados de cada um dos cantos dos esquadros ou ainda somatória de ângulos. Compasso
Instrumento destinado a desenhar circunferências com precisão e também na construção e/ou divisão de ângulos.
Papel
As medidas padrão para a folha de papel, segundo a norma ABNT (NB-8) também são usadas para as folhas de papel de desenho. As medidas de
1
referência (padrão) são as do formato A0 cujas dimensões são: 841 x 1189 mm, ou seja, com essas medidas a área de uma folha de papel A0 tem exatamente 1 m². Os outros tamanhos (A1; A2; A3; A4;...) serão sempre da divisão ao meio do lado maior da folha de tamanho maior em partes iguais.
Então a folha A1 é a metade da folha A0, a folha A2, a metade da folha A1, a folha A3, a metade da folha A2, e assim por diante.
Escalímetro
É utilizado para se trabalhar com proporção, redução e ampliação do desenho.
Escalas normalmente usadas:
•
•
Para aumento: 10:1; 5:1; 2:1.
Para redução: 1:2,5; 1:5; 1:20; 1:50; 1:100; etc
Curva francesa
Utilizada para traçar segmentos de curva e linhas sinuosas com diversos raios.
2
Transferidor
É uma escala de ângulos