Noções de Economia
DEFINIÇÕES E CONCEITOS
1. Economia = Oikonomía (grego) – óikos = casa / nómos = lei.
“A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.” (Móchon e Troster, 2002).
“A Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.” (Vasconcellos e Garcia, 2004).
O estudo de como as pessoas e a sociedade decide empregar seus recursos escassos, que poderiam ter suas utilizações em áreas alternativas, para produção de bens variados e serviços, para serem empregados de modo a satisfazer os membros de uma sociedade (Valdinei Garcia 2006).
No entanto, a atividade econômica para a satisfação de necessidades ocorreu em todas as épocas da história humana.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
A História do pensamento Econômico Mundo
A História do Pensamento Econômico é um estudo da herança deixada pelos que escreveram sobre assuntos econômicos no transcurso de muitos anos. Especulação do homem quanto ao seu meio: desde os tempos antigos. Desenvolvimento da Análise Econômica: de origem relativamente recente (a partir do século XVIII).
Antes da Renascença (séculos XV e XVI): era quase impossível a emergência da Economia como campo específico de estudo, pois tudo era contra: a dominação do Estado e da Igreja, a força dos costumes e as crenças religiosas e filosóficas, a natureza e a amplitude limitada da atividade econômica.
No entanto, a atividade econômica para a satisfação de necessidades ocorreu em todas as épocas da história humana.
Marco da economia moderna: 1776 – Adam Smith – “A Riqueza das nações” (mercados privados – mão invisível – livres do controle do