Noção algoritmo
Na bibliografia, encontramos diferentes definições para algoritmo, algumas tratam uma simples receita de bolo como um algoritmo, outros autores consideram esses exemplos simplificações demasiadas do conceito e preferem associar o conceito de algoritmo a soluções computacionais.
Neste aspecto, podemos expressar a solução de qualquer problema na forma de algoritmo, desde o mais simples ao mais complexo e independente se solucionáveis no universo real, ou no universo computacional.
No dia-a-dia nos deparamos com diversos problemas que podem ser expressos na forma de algoritmos, alguns simples rotinas como escovar os dentes, ir a faculdade, preparar um suco de frutas, uma receita para fazer salada de batatas, as regras para calcular uma equação de primeiro grau e muitos outros.
Em todos os algoritmos são identificadas características comuns, que são séries finitas e bem definidas de passos ou regras que, quando realizadas, produzem um determinado resultado.
Neste trabalho preferimos a definição de algoritmo como sendo:
Um conjunto de ações com propriedades especiais e especificas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas.
São propriedades de algoritmos:
ações simples e bem definidas (não ambíguas);
seqüência ordenada de ações;
seqüência finita de passos.
INTRODUÇÃO a PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES
para CURSOS de ENGENHARIA e de AUTOMAÇÃO
Exemplo de construção de algoritmo:
Neste tópico, introduzimos o conceito de algoritmo, através de um problema do dia a dia. Apesar de parecer simples, o exemplo permite expor de forma progressiva, detalhada e completa, todas as propriedades e conceitos envolvidos na construção de algoritmos computacionais por mais complexo que seja a problema a ser resolvido. É importante que esse exemplo não seja simplesmente lido, mas entendido. A perfeita compreensão dos conceitos aqui introduzidos, será fundamental para o