Conceitos de algoritmo
Um algoritmo é uma sequência básicas de instruções bem organizadas de uma forma lógica procurando a resolução de um problema ou uma tarefa, sendo eles computacionais ou não computacionais. Os algoritmos não computacionais é como se fosse um passo a passo na vida real, como por exemplo, uma troca de lâmpada: 1: retirar a lâmpada antiga; 2: colocar a lâmpada nova; 3:ligar a luz. Este é um algoritmo para se trocar a lâmpada. Já o algoritmo computacional é escrito em uma linguagem de programação própria para lê-los e entender seu passo a passo, como por exemplo, a linguagem em C.
Noção de Pseudo Linguagem
Existe uma pseudo linguagem chamada Portugol, que é a união de Português com Algol, e é bastante utilizada para desenvolver algoritmos por sua forma de apresentação ser bastante parecida ao português estruturado.
Noção de Estrutura de um Programa Todas as expressões devem ser lineares (escritas em linhas), e modulares (divididas em módulos para melhor compreensão), respeitando sempre as regras de prioridade de parênteses e operações e a serem resolvidos primeiro. Qualquer programa tem que fazer alguma coisa (nem que seja um sinal de bip) senão não é considerado um programa, tem que apresentar algum conteúdo. Apresentando conteúdo, automaticamente irá alterar estados dentro do computador, sendo que, o estado de uma das peças que vai inevitavelmente se alterar é a memória interna. É Inevitável um programa não se “alojar” na memória do computador, assim o programa precisa de um espaço físico na memória e para isso terá que o requisitar.
Noção de Tipos Primitivos para representação de Dados Variáveis
As variáveis são endereços de memória do computador utilizados para armazenar alguma informação temporária. As variáveis podem ser de entrada: fornecidas por um meio externo, ou de saída: armazenando os dados processados como resultado. As constantes são os endereços de memória destinados a armazenar