Noçoes redes 1
O vídeo analisado foi feito na Universidade de Massachusetts MIT, que aborda uma introdução sobre redes em geral. O professor retomou conteúdo da ultima aula falou sobre importância do uso de cache para aplicações de internet, mostrou que um disco rígido possui um delay de 10ms e que isso afeta o funcionamento de um webserver e os demais componentes do sistema operam com o valor aceitável de 1ms.
Então para resolver o problema que foi demostrado no quadro, foi utilizada uma memória cache com velocidade de 1ms ligada com o disco através de um I/O. Dessa maneira tudo o que estiver armazenada na cache, quando solicitado terá uma resposta de 1ms, caso não encontrado o arquivo será procurado no disco.
Mas também ressaltou que em questão de desempenho real o resultado de usar cache varia muito, porque as requisições vindas do acesso de uma página HTML são aleatório, assim a memória cache é apenas uma pequena fração de um disco cerca de 1% do tamanho total.
Por isso se utiliza de algoritmos que trabalham com projeções de acessos, dando prioridades para os programas ou acessos mais utilizados, ou seja, os arquivos ativos em um determinado período de tempo.
Outra situação é quando a cache fica cheia, precisa fazer um despejo de páginas utilizando a técnica de substituição ou remoção de páginas. Para isso existe regra FIFO e LRU, FIFO significa primeiro a entrar primeiro a sair, portanto utilizando a técnica FIFO a uma cache que suporta 3 paginas quando for carregar a 4 página a pagina número 1 será excluída.
Um problema de se usar técnica FIFO é que não monitora a frequência e nem quando foi a sua ultima vez que um dado foi acessado. A regra LRU é a mais aconselhável nesse exemplo, pois ela faz a remoção da página com menor frequência de uso.
Professor enfatizou que a maioria dos alunos está mais acostumada com o conceito de redes, pensado em uma rede que serve para conectar vários computadores. Mas o que realmente envolve tudo isso, por