noçoes de almoxarifado
ALMOXARIFADO
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Aula 7
Prof. Rafael Roesler
Sumário
Introdução
O Almoxarifado – conceito
Organização do Almoxarifado:
Recebimento
Armazenagem
Distribuição
Requisição de Materiais
Depósito
Conclusão
Introdução
As necessidades de materiais nem sempre são imediatas e quase nunca são constantes. A variação é tremenda. Enquanto os materiais não são necessários ao processo produtivo, eles precisam ser armazenados. No momento oportuno em que são necessários, os materiais devem estar imediatamente disponíveis para a utilização no processo produtivo. O armazenamento de materiais funciona como um bolsão capaz de suprir as necessidades da produção.
Por outro lado, o armazenamento de produtos acabados também funciona como um bolsão que supre às necessidades de vendas da empresa. Ambos, armazenamento de materiais e armazenamento de produtos acabados, servem para amortecer as incertezas quanto às entradas de insumos e as incertezas quanto às saídas de produtos acabados.
Almoxarifado e Depósito
Almoxarifado e depósito constituem os dois extremos do processo produtivo. O primeiro proporciona os insumos as matérias-primas necessárias à produção -, enquanto o segundo recebe os resultados do processo produtivo - os produtos acabados e os disponibiliza rumo aos clientes.
Em outras palavras, o almoxarifado cuida das matériasprimas no início da produção, enquanto o depósito cuida dos produtos acabados no final da produção.
O Almoxarifado
O almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, predominantemente matérias-primas, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna condicionados à política geral de estoques da organização. Alguns objetivos da existência dos almoxarifados:
Impedir