Novo a Documento do Microsoft Word 3 C pia
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
Professor(a): Edinária Marinho
Aluno: Eric Vinicius de Oliveira
Direito 1º Período, Turma: A
Fichamento
Pau dos Ferros/RN
1 O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
“Cria intelectualmente representações significativas da realidade. A essas representações chamamos conhecimento.” (p. 23)
”O conhecimento, dependendo da forma pela qual se chega a essa representação significativa, pode ser, em linhas gerais, classificado em diversos tipos: mítico, ordinário, artístico, filosófico, religioso e científico.” (p. 23)
“As duas formas que estão mais presentes e que mais interferem nas decisões da vida diária do homem são o conhecimento do senso comum e o científico.” (p. 23)
1.1 CONHECIMENTO DO SENSO COMUM
“[...] Produzindo interpretações significativas, isto é, conhecimento, é a do senso comum, também chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico.” (p. 23)
1.1.1 Solução de problemas imediatos e espontaneidade
Esse conhecimento surge como consequência da necessidade de resolver problemas imediatos, que aparecem na vida prática e decorrem do contato direito com os fatos e fenômenos que vão acontecendo no dia-a-dia, percebidos principalmente através da percepção sensorial. (p. 24)
“O conhecimento do senso comum, sendo resultado da necessidade de resolver os problemas diários não é, portanto, antecipadamente programado ou planejado.” (p. 24)
“[...] O conhecimento do senso comum caracteriza-se por ser elaborado de forma espontânea e instintiva.” (p. 24)
1.1.2 Caráter utilitarista
Esse conhecimento permanece num nível superficialmente consciencial, sem um aprofundamento crítico e racionalista. Sendo um viver sem conhecer significa que o senso comum, quando busca informações elabora soluções para os seus problemas imediatos, não espe especifica as razões ou fundamentos teóricos que demonstram ou justificam