Novo trabalho maquiavel
Uma das maiores dificuldades no estudo da corrupção é, justamente, a sua conceituação. A corrupção abrange uma gama de atos que incluem desde suborno, nepotismo a tráfico de influências, condutas estas que na maioria das vezes tem relação intrínseca com o desvio de função da posição pública em benefício de favorecimentos privados.
Podemos dizer que existem várias interpretações acerca do significado do termo, entre elas, identificamos a corrupção no seu aspecto moral, que tende a ver a corrupção como um rompimento das virtudes do indivíduo em si mesmo; e a corrupção política que seria fruto das regras próprias do mundo político sem maiores relações com a moral individual.
Uma interpretação de corrupção que prevalece até hoje é a de Maquiavel, Essa interpretação, que marca o pensamento político até os nossos dias, vê na corrupção uma ligação com a fraqueza das leis e instituições políticas e a falta de preocupação e ação dos cidadãos em relação à coisa pública.
Que ao meu ver é a melhor interpretação de corrupção até nos dias de hoje,pois corrupção é o ato de se corromper, ou seja, obter vantagem indevida, seja por ação ou omissão, observando-se a satisfação de benefício próprio, a despeito do bem comum. Ao contrário do saber popular, a corrupção não é só política, e nem sempre envolve dinheiro. Existem três formas de se corromper: pelo abuso, pela omissão ou pelo desvio.
“Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela.”-Maquiavel
Por essa citação de Maquiavel podemos levar em conta muitas coisas que veem acontecendo aqui mesmo no Brasil. Como sabemos desde o começo da politica no Brasil á corrupção é inerente da politica Brasileira, e todos sabemos que o resultado desse mal é para nos mesmos, enganasse quem acredita que a corrupção não interfere em nossas vidas.
Como vimos recente mente o grande escândalo da Petrobras aqui no Brasil, que foi uma lavagem de