novo quinto semenstre

1041 palavras 5 páginas
Introducao
A contabilidade tem como um dos objetivos passar informações aos gerentes que possam auxiliar na tomada de decisões e que são indispensáveis para o bom funcionamento da empresa. Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisoes, uma das preocupações dos contadores, Auditores e Fiscais foi a fazer da contabilidade de custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado.

O MÉTODO DE CUSTEIO

É necessário comentar, inicialmente, sobre o método de custeio antes de tratar, especificamente, sobre o custeio por
Absorção e o custeio variável. Entende-se que o método de
Custeio é a forma pela qual os custos são apropriados aos seus portadores finais. Para Oliver (2000), esse é o terceiro grande caracterizador dos sistemas de custeio, referindo-se à separação dos custos fixos e variáveis, ou do reconhecimento necessário dos seus comportamentos diante de variação no grau de ocupação da entidade. A apropriação dos custos aos seus portadores finais podem se dar de duas formas:
1 Alocação integral dos custos do ciclo operacional interno, a qual denomina-se de custeio por absorção;
2 Apropriação somente dos custos variáveis, à qual nomeia-se de custeio variável.

DIFERENÇAS ENTRE O CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL

O QUE É CUSTEIO POR ABSORÇÃO

O custeio por absorção se caracteriza na apropriação de todos os custos das funções de fabricação, administração e vendas dos bens e serviços produzidos, sejam eles diretos ou indiretos. Custeio por absorção “é o método de custeio de estoque em que todos os custos, variáveis e fixos, são considerados custos inventariáveis. Isto é, o estoque “absorve” todos os custos de fabricação”. O custeio por absorção é a “expressão utilizada para designar o processo de apuração de custos que se baseia em dividir ou ratear todos os elementos do custo, de modo que, cada centro ou núcleo absorva ou receba aquilo

Relacionados

  • CONTABILIDADE COMERCIAL
    3176 palavras | 13 páginas