Novo acordo ortográfico
Hiato
• Os hiatos acontecem quando há o encontro de vogais que, quando separadas, uma fica isolada, diferente dos ditongos que as mantêm na mesma sílaba.
Exemplo: Feiúra – Fei-ú-ra
No caso da palavra feiura, assim como bocaiuva, boiuna ou Sauipe,o hiato precedido de ditongo perde o acento tônico na vogal isolada. De acordo com a nova reforma ortográfica, essas palavras ficarão da seguinte forma:
Bocaiúva – Bo-cai-ú-va = Bocaiuva
Boiúna – Boi-ú-na = Boiuna
Sauípe – Sau-í-pe = Sauipe
Algumas exceções: Saúde e saída. No caso dessas duas palavras, elas manterão seus respectivos acentos por não possuírem o ditongo que dá sequência ao hiato, ou seja, elas não possuem três vogais juntas, como acontece com feiura.
• Outras palavras com hiato que ficam sem o acento são aquelas terminadas em -oo ou -ee. Enjoo, perdoo, voo, leem, creem, deem e inúmeras outras perdem o acento circunflexo na primeira vogal que se repete.
Com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, caem os acentos diferenciais. Mas, há exceções:
• O acento permanece na grafia de 'pôde' (o verbo conjugado no passado) para diferenciá-la de 'pode' (o verbo conjugado no presente).
• O acento circunflexo de 'pôr' (verbo) cai e a palavra terá a mesma grafia de 'por' (preposição), diferenciando-se pelo contexto de uso.
A respeito do uso do acento circunflexo o Novo Acordo Ortográfico prevê:
• A queda do acento na conjugação da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos crer, dar, ler, ter, vir e seus derivados
• A queda do acento na conjugação da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados.
É facultativo o acento em fôrma (substantivo) para distingui-lo de forma (substantivo ou verbo da terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou do imperativo).
Exemplo: Forma bem teu caráter para não caíres na fôrma dos massificados.