novo acordo ortografico
Introdução
Mudanças no alfabeto
Trema
Mudanças nas regras de acentuação
Uso do hífen com compostos
Uso do hífen com prefixos
Casos gerais
Casos particularesOutros casos do uso do hífen
Conclusão
Bibliografia
INTRODUCÃO
O objetivo deste guia é expor, de maneira objetiva, as alteracões introduzidas na ortografia da língua portuguesa peloAcordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mocambique, e posteriormente, porTimor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo n; 54, de 18 de abril de 1995.
Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetandonenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferencas ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendidaunificacão ortográfica desses países.
Este guia foi elaborado de acordo com a 5; edicão do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado pela academia de letras em marco de 2009.Mudancas no alfabeto
O alfabeto passa e ter 26 letras. foram reintroduzidas as letras k, w e y.
O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I
J K L M N O P Q R
ST U V W X Y Z
As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situacões. Por exemplo:
a) na escrita de símbolos deunidades de medida
: Km (quilômetro), Kg (quilograma), W (watt);
b) na escrita de palavras estrangeiras (show. playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, william, kaiser, Kafra,kafkiano.
Trema
Não se usa mais o trema (ü), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que,