novidades astronomicas
Nome: Nycollas Borel dos Santos Professora: Ivanete
Novidades Astronômicas
Astrônomos anunciam descoberta de estrela gêmea do Sol:
Uma equipe de astrônomos de seis países anunciaram hoje no Brasil, a descoberta de uma estrela gêmea do sol. Ela é chamada de gêmea porque é bem parecida com o sol, apesar de ser quase quatro bilhões de anos mais velha.
Os astrônomos e cientistas querem descobrir o que pode acontecer com o nosso sistema solar.
A estrela fica na constelação de Capricórnio, a 250 anos luz de distância da Terra. Ela foi encontrada por uma equipe liderada por astrônomos brasileiros.
O irmão do sol está a 250 anos luz daqui. Isso significa dizer que, se fosse possível viajar na velocidade da luz, ainda assim levaríamos 250 anos pra chegar lá. Essa é a gêmea solar mais velha identificada até hoje.
A verdadeira cor da Via Láctea:
A aparência branca da Via Láctea vista da Terra é, na verdade, resultado de um jogo de luz.
"Para os astrônomos, um dos parâmetros mais importantes é a cor das galáxias. Isso nos indica a idade das estrelas", diz Jeffrey Newman, da Universidade de Pittsburgh
Uma comparação entre várias galáxias também teve um resultado pouco surpreendente: a cor é de fato branca.
A novidade, no entanto, refere-se à tonalidade específica.
Trata-se do branco da neve da primavera logo depois do amanhecer ou antes do entardecer.
Estrelas e planetas:
Usando uma microlente gravitacional, a equipe de cientistas encontrou uma série de exoplanetas (que estão fora do sistema solar) girando em torno de outras estrelas. A descoberta indica a existência de milhões de outros planetas, apenas na Via Láctea.
O método que permitiu a descoberta consiste em usar a gravidade de uma estrela grande para amplificar a luz de estrelas ainda mais distantes e com planetas ao seu redor.
Os astrônomos usam uma série de telescópios relativamente pequenos, conectados em rede, e através destes observam o