Novas tendencias no tratamento de efluentes texteis
Apresentação dos participantes individualmente e pessoalmente. Apresentação do tema e abordagens.
Apresentador 1: Na atualidade globalizada, preocupada com o meio ambiente e criadora de novas leis, é cada dia mais comum se notar a preocupação sobre como e onde são descartados os resíduos produzidos pela sociedade consumista em que vivemos. A maior preocupação, sem duvida, é em relação à contaminação dos afluentes, principalmente com dejetos industriais que contenham elementos de difícil remoção ou com toxicidade para o ser humano.
Apresentador 2: O alvo da maioria das pesquisas ou criticas relacionadas a esse tema são as industrias, que por sua vez despejam milhares de toneladas de dejetos por dia, seja no solo, no ar ou em afluentes. Por sua vez, e indo de encontro ao nosso tema central, a indústria têxtil é considerada uma das maiores produtoras de dejetos contaminantes, devido à utilização de aproximadamente mais de dez mil tipos diferentes de corantes e pigmentos, chegando a utilizar cerca de setecentas mil toneladas desses elementos ao ano.
Apresentador 3: Como se sabe, na industria têxtil é necessário que a matéria prima seja lavada diversas vezes para que atinja um ponto e uma qualidade para ser então transformada no produto final desejado, entrando no meio deste processo em contato com substâncias químicas ou corantes e na maioria das vezes corantes artificiais, chamados azocorantes. Todo este processo gera uma quantidade significativa de dejetos em sua maioria líquidos que precisam ter um fim.
Apresentado 4: Este efluente gerado na industria têxtil possui inúmeras quantidades dos mais variados tipos de elementos como, materiais sólidos, terra, restos de matéria, entre outros, que podem ser removidos por diferentes processos físicos de remoção como decantação, peneiração ou absorção. Mas estes efluentes contem também compostos químicos diversos, que por sua vez não podem ser removidos por