Novas tecnologias educacionais
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD
Município: Uruçuca
Estado: Bahia
Turma (virtual): 12051
Pólo: Uruçuca
Tutor(a) presencial: Carla Gomes
Tutor(virtual): Márcia Machado
Professor(a): Otávio
Semestre/Ano: 2011/02
NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Elisa Santos do Nascimento
RESUMO
O presente artigo procura mostrar a relação entre educação e tecnologia dentro do contexto escolar, no qual temos como referência alguns autores como PRETTO (1996) e GRINSPUN (2002) colaborando com orientações acerca das novas tecnologias no meio educacional. Se por um lado, elas podem desempenhar a função de inovação pedagógica, por outro também, podem ampliar possibilidades de uma formação mais ampla e moderna capaz de facilitar a vida pessoal e profissional de educandos e educadores.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Formação docente.
1- INTRODUÇÃO
Em nossos dias assistimos ao desenrolar de um conjunto de fenômenos que nos habilitam a assistir, em tempo real, à mudança na nossa maneira de ser, de agir, de nos representarmos e na maneira como vemos nossa escola.
Devemos reconhecer que há muito que o currículo deixou de ser aquela área simplesmente técnica, mecânica encarregada de organizar o conhecimento escolar, tendo por base o pressuposto do não contexto, por se insistir no contexto imaculadamente neutro. Ao passarmos a encarar o currículo de uma forma moderna podemos entender o que nosso aluno quer aprender realmente na escola e sozinhos não damos mais conta.
Precisamos chegar mais perto do aluno, trazer para a realidade escolar o que é da realidade dele fora da escola, caso contrário estaremos perdendo nosso aluno para as grandes tecnologias mundiais.
A relação tecnologia/educação implica também numa relação antagônica frente ao poder. Se por um lado, as classes populares precisam ter acesso a esses recursos através do ensino público, por outro lado, a inserção dos recursos tecnológicos na escola representa um modo de