Novas regras hortográficas
2379 palavras
10 páginas
NOVA ORTOGRAFIA DA LINGUA PORTUGUESAPORTUGUES
CONCÓRDIA
2012
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. MUDANÇAS NO ALFABETO 3. TREMA 4. MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO 5. USO DO HÍFEN COM COMPOSTOS 6.1 CASOS GERAIS 6.2 CASOS PARTICULARES 6.3 OUTROS CASOS DO USO DO HÍFEN 6. CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
Aqui você conhece as mudanças que ocorrem com a reforma do português. O idioma português muda em todos os países que falam essa língua. No Brasil, somente 0,6% (aprox) das palavras serão afetadas.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi elaborado há 18 anos e só agora sai do papel. O objetivo dessa reforma é sincronizar a ortografia de todos os países que falam português, acabando com as diferenças existentes entre eles.
Esse acordo atinge todos os países da Comunidade de Países de Língua portuguesa, e já foi ratificado por Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os demais países que ainda não ratificaram o acordo, na teoria, não fazem muita diferença e serão obrigados a usar o nova ortografia, uma vez que basta a assinatura de três integrantes da comunidade para se adotar uma mudança.
No Brasil, a partir de 2009, será adotada a nova ortografia e, entre 2010 e 2012, será o período de transição, onde tanto a ortografia antiga quanto a nova serão aceitas e, a partir de 2012, somente a nova ortografia será aceita.
Mudanças no alfabeto
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I J
K L M N O P Q R S
T U V W X Y Z
As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo: * na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt); * na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano.
Trema
Não se