Novais
FERNANDO ANTONIO NOVAIS:
O trecho “O Brasil nos quadros do antigo sistema colonial” faz parte do segundo capítulo da tese de doutorado de Fernando Novais intitulada Estrutura e Dinâmica do Antigo Sistema Colonial que posteriormente se tornou um clássico da historiografia brasileira. Professor Emérito da USP onde lecionou no Departamento de História da FFLCH entre 1961 e 1986 na cadeira de História Moderna e Contemporânea, Fernando Novais também foi professor da UNICAMP, onde lecionou no Instituto de Economia entre 1986 e 2003. Já trabalhou como professor em outros países como Estados Unidos e França. Atualmente é professor da FACAMP, onde leciona na Faculdade de Ciências Econômicas. Sua linha de pesquisa entre outros aspectos inclui Estrutura Social no Brasil e sua abordagem metodológica é o materialismo histórico.
Novais inicia evidenciando o começo da expansão marítima portuguesa no litoral norte da África, pelas ilhas atlânticas. A princípio a ocupação tinha como propósito a exploração das novas colônias, sem a finalidade de invadí-las. Devido a monopolização do comercio com as índias pelos venezianos e muçulmanos houve uma busca por novas rotas de comércio.
O autor deixa em evidência que o principal fator contribuinte para a expansão marítima deve-se à unificação dos estados europeus, iniciando com Portugal, seguido pela Espanha, países Baixos, França e Inglaterra.
Torna-se evidente que a monopolização do comércio da colônia junto a metrópole é a mais importante particularidade do sistema colonial português sobre o Brasil. Essa monopolização, não é uma característica típica entre Portugal e Brasil, isso era empregada por todas outras metrópoles sobre suas colônias.
O poder da classe burguesa de Portugal, era reforçado com os produtos que chegavam do Brasil, pois os preços eram intensamente reduzidos até chegar em um limite, assim, proporcionando grandes lucros para os exploradores.
CAIO DA SILVA PRADO JUNIOR
Caio Prado Jr nasceu em São