Nova Pot Ncia 1 1
Na primeira metade do século 20, a Europa passou por várias dificuldades graças á sua participação em duas guerras: A º1 e a 2º Guerra Mundial.
No entanto, em 1946, Winston Churchill lança o apelo ao renascimento europeu dando ênfase á necessidade da europa se unir reencontrando a prosperidade económica e se possível a sua influência politica. Com base numa espécie de “Estados Unidos da Europa”.
Esta ideia suscitou alguma desconfiança mas foi ganhando adeptos e consistência, e para a sua concretização foram criadas várias organizações europeístas (ex.: Movimento da Europa Unida, Liga Europeia de Cooperação Económica, e o Movimento Socialista para os Estados Unidos da Europa).
Contudo, a maior dificuldade sentida foi em definir o futuro modelo politico dessa Europa Unida, pois as opiniões dividiam-se em: - uma Europa Supranacional defendida pelos federalistas; - uma Confederação de Estados Independentes.
O primeiro passo para a cooperação europeia foi a Declaração Schuman, proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Desta iniciativa, Jean Monnet propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores.
Membros fundadores: França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo (estes 3 últimos países tinham já consolidado um acordo aduaneiro que instituía a livre circulação de mercadorias – BENELUX, em 1948).
A CECA foi a base de uma união económica mais ampla, a CEE – Comunidade Economica Europeia – criada em 1957, pelo Tratado de Roma. Tratado esse, considerado o ponto de partido para a actual União Europeia, que se comprometia a implementar a livre circulação de mercadorias, de capitais, de trabalhadores e a livre prestação de serviços, estabelecer uma poltica comum na agricultura, nos transportes e na produção energética.
A União Aduaneira veio concretizar-se em 1968 o que resultou num