Nova ortografia
Público alvo: Alunos do 6º ano (5ª série)
Duração: 2 aulas
Material necessário: Tirinha retirada do site “Uol” para todos os alunos, jornais ou textos que já estejam com as palavras atualizadas, seguindo o acordo ortográfico.
Objetivo geral: Possibilitar que os alunos identifiquem palavras que sofreram mudanças com o Acordo Ortográfico e reconheçam a necessidade de aprendê-las.
Objetivos específicos: Promover, através das palavras trabalhadas em sala de aula, a curiosidade nos alunos em conhecerem demais palavras que sofreram as devidas alterações.
Favorecer o reconhecimento das palavras já modificadas em textos jornalísticos.
Desenvolvimento:
Iniciar a aula com questionamentos sobre o acordo ortográfico, para que os alunos possam partilhar o que já sabem ou ouviram falar sobre a mesma (para isto as carteiras poderão estar organizadas em forma de um círculo); Explicar o porquê deste acordo e quais países, que falam a língua portuguesa que também estão inclusas no acordo; Entregar a tirinha e questionar os alunos quanto ao que é um ditongo e o que são palavras paroxítonas. Colocar algumas das palavras, que se encaixam nesta regra, no quadro e junto dos alunos fazer as alterações necessárias, conforme o Acordo exige. Distribuir entre os alunos jornais ou textos selecionados e solicitar que encontrem as palavras que seguem as regras do acordo ortográfico; Neste momento deve-se fazer uma inferência sobre as demais palavras do nosso vocabulário que também sofreram mudanças.
Justificativa:
Mudanças sempre são bem vindas para que o processo de ensino-aprendizagem seja repensado e os professores se atualizem juntamente dos alunos. Portanto trabalhar as novas regras do acordo ortográfico será de grande valia para que os alunos estejam preparados para a mudança, pois mesmo que as duas formas de escrita ainda forem aceitas, eles irão perceber a necessidade de já estarem se