Nova gera o de rede sem fio
Nova geração de rede sem fio
Com a grande quantidade de serviços de internet e o aumento constante da qualidade em velocidade e acessibilidade a nova geração de rede sem fio promete oferecer velocidades nunca vistas antes (que já batem a casa dos 10 Gbps), o padrão 802.11 ax promete chegar em breve ao mercado, tendo o potencial de revolucionar a maneira como lidamos com comunicações e a transferência de arquivos.
Tamanha capacidade tonaria o modo de utilizar o serviço de rede sem fio muito pratico e ao mesmo tempo vulnerável, já que não são apenas pessoas sem instrução ou de boa índole que teria acesso a tal qualidade de equipamento, e se tamanha qualidade de serviço chegar ao uso de qualquer pessoa que tenha um conhecimento avançado de na área de T.I poderá fazer grandes estragos.
Os pesquisadores Kephart e Chess definiram o conceito de rede autônoma, essa rede agiria de forma revolucionaria onde não seria necessário que milhares e milhares de códigos para fazê-la funcionar de forma satisfatória, ao invés disso ela funcionaria com a colaboração de diversos sistemas distribuídos, operando com um alto desempenho e com 4 aspectos principais, a auto-configuração, auto-reparação, auto-proteção e auto-otimização.
Apesar de o pensamento comum de maiores velocidades, o básico de 100 MB/s que a novidade pode alcançar pode gerar alguns problemas. Isso porque essa velocidade dificilmente é alcançada por um disco rígido, tampouco se adapta às memórias flash normalmente usadas em smartphones, cuja velocidade de escrita fica na casa dos 20 MB/s, ou seja, seria um problema equipamentos de alta capacidade para os sistemas que possuímos hoje em dia, e dessa forma não iriamos aproveitar tudo isso que pode nos ser proporcionado.
Enfim, a grande demanda por tecnologias movel criou um desafio e pode ser chamado também de um problema para as atuais arquiteturas de redes sem fio, por esse motivo e que a ideia central e dar inicio a ideia de criar tecnologias capazes de