Arquiteturas
-Definição/Histórico/Motivações
1) Definições diversas:
- Transmissões automáticas de dados e medições de fontes remotas por cabo ou rádio.
- Refere-se às comunicações entre computadores, processadores embarcados, sensores inteligentes, atuadores e dispositivos móveis sem ou com limitada intervenção humana.
- M2M é definida como a transferência (através de redes celulares) e utilização de dados provindos de múltiplas máquinas remotas, distribuídas em uma área geográfica, para o seu monitoramento, medição e controle.
- Refere-se a tecnologias que permitem tanto sistemas com fio quanto sem fio a se comunicarem com outros dispositivos que possuam a mesma habilidade.
2) Histórico: O mercado de M2M saiu de uma fase embrionária em 2002 e está atualmente na sua fase de crescimento: em 2002, havia cerca de 40 mil máquinas comunicando-se via redes celulares. No final de 2005, este número chegou a aproximadamente 500 mil máquinas,o que representava um Crescimento Composto Anual de aproximadamente 132% . O Brasil terminou janeiro de 2015 com 10,1 milhões de acessos M2M, sendo 1,4 milhão M2M Especial e 8,7 milhões M2M Padrão.
3)Motivações
- A interligação dos componentes é mais eficiente que os componentes isolados. Isso gera processos autônomos e inteligentes.
-Produzir módulos celulares que se integram facilmente com diversas máquinas/medidores e através de diferentes redes de comunicação;
-Produzir módulos que conseguem suportar impacto e diferentes temperaturas/condições climáticas.
-Criar módulos com funcionalidades e aplicações específicas para diferentes usos/requisitos no mercado.
-Conhecer profundamente aplicações verticais e horizontais.
-Integrar diversos componentes e serviços para prover uma solução completa.
-Facilitar a comunicação entre pessoas e máquinas, e entre pessoas e produtos.
-Arquitetura
-Arquitetura vertical
-Funcionamento
1) De forma resumida, o M2M utiliza um sensor localizado remotamente para coletar