Nova Capacitação no meio rural
Gastar em atividades ou investir em resultados?
Problematizar as soluções ou solucionar os problemas?
Polan Lacki e Luis Marcenaro
Resumo executivo: Este artigo inclui, entre outros, os seguintes postulados:
****O desenvolvimento rural depende muito mais da adequada capacitação dos agricultores do que da abundância dos seus recursos; muito mais de insumos intelectuais do que de insumos materiais; muito mais de "como fazer'' do que de ''com o que fazer''.
****A maioria dos problemas dos agricultores podem ser resolvidos por eles mesmos com a condição de que recebam uma capacitação técnico-empresarial orientada a obter resultados econômicos e não apenas a executar atividades; uma capacitação mais comprometida em solucionar os problemas que em problematizar as soluções.
****A solução mais realista para os problemas da agricultura latino-americana é a eficiência tecnológica e gerencial dos agricultores e a fortaleza organizativo-empresarial das suas comunidades.
****Estes dois requisitos permitem compensar, em boa medida, a escassez de recursos materiais e financeiros dos agricultores e a insuficiência de apoio governamental.
Antecedentes deste artigo: Antes de ser redigido na sua versão final este artigo foi submetido à análise crítica de especialistas vinculados às mais importantes instituições relacionadas com o desenvolvimento rural latino-americano, através de uma consulta eletrônica informal. Aproximadamente 230 dos profissionais consultados contribuíram com críticas e sugestões as quais, na medida do possível, foram incorporadas a esta versão definitiva. Os seus autores agradecem por estas contribuições, reconhecendo, no entanto, que eventuais debilidades do artigo são de sua exclusiva responsabilidade não comprometendo os referidos colaboradores nem a FAO.
Os problemas externos às propriedades