Notícias
A estrutura básica do HTML5 continua sendo a mesma das versões anteriores da linguagem, há apenas uma excessão na escrita do Doctype. Segue abaixo como a estrutura básica pode ser seguida:
Arquivo: exemplos/3/estruturabasica.html 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
O Doctype
O Doctype deve ser a primeira linha de código do documento antes da tag HTML.
O Doctype indica para o navegador e para outros meios qual a especificação de código utilizar. Em versões anteriores, era necessário referenciar o DTD diretamente no código do Doctype. Com o HTML5, a referência por qual DTD utilizar é responsabilidade do Browser.
O Doctype não é uma tag do HTML, mas uma instrução para que o browser tenha informações sobre qual versão de código a marcação foi escrita.
O elemento HTML
O código HTML é uma série de elementos em árvore onde alguns elementos são filhos de outros e assim por diante. O elemento principal dessa grande árvore é sempre a tag HTML.
O atributo LANG é necessário para que os user-agents saibam qual a linguagem principal do documento. Lembre-se que o atributo LANG não é restrito ao elemento HTML, ele pode ser utilizado em qualquer outro elemento para indicar o idioma do texto representado.
Para encontrar a listagem de códigos das linguagens, acesse: http://www.w3.org/International/questions/qa-choosing-language-tags.
HEAD
A Tag HEAD é onde fica toda a parte inteligente da página. No HEAD ficam os metadados. Metadados são informações sobre a página e o conteúdo ali publicado.
Metatag Charset
No nosso exemplo há uma metatag responsável por chavear qual tabela de caractéres a página está utilizando.
Nas versões anteriores ao HTML5, essa tag era escrita da forma abaixo:
Essa forma antiga será também suportada no HTML5. Contudo, é melhor que você utilize a nova forma.
A Web é acessada por pessoas do mundo inteiro. Ter um sistema ou um site que limite o acesso e pessoas de