Notícias do irã
Irã pedirá fim das sanções na próxima reunião com Grupo 5+1
DA EFE, EM TEERÃ. (Notícia extraída da Folha de São Paulo)
O levantamento das sanções internacionais que pesam sobre o Irã será o objetivo de Teerã na próxima rodada de conversas com as potências mundiais do Grupo 5+1, afirmou neste domingo o chefe da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento, Alaeddin Boroujerdi.
Boroujerdi, um dos deputados mais influentes da Câmara, em declarações divulgadas pela agência oficial "Irna", declarou que "na nova rodada de Bagdá, em 23 de maio, podemos discutir o levantamento das sanções" impostas ao Irã pela ONU, os Estados Unidos e a União Europeia, devido ao seu programa nuclear.
Em sua opinião, nas conversas deste sábado em Istambul entre a representação do Irã e o 5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais Alemanha, o Irã se mostrou forte e deu um passo a frente no seu reconhecimento de país com tecnologia nuclear.
Boroujerdi, durante uma sessão aberta do Parlamento, explicou que, nas rodadas anteriores com o 5+1, em dezembro de 2010 e janeiro de 2011 fracassaram porque o Irã ainda não dispunha de tecnologia para enriquecer urânio a 20% e agora já tem, e que as potências mundiais precisam reconhecer esse fato.
O político ressaltou que o Irã enriquece urânio a 20% para uso industrial, médico e geração de energia, não para fins armamentistas, para os quais é necessário urânio enriquecido a mais de 90%.
O Irã desenvolve todo seu programa nuclear "conforme nossas necessidades, com fins pacíficos e seguindo as regras da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)", disse Boroujerdi.
A AIEA supervisiona o cumprimento do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, do qual Teerã é signatário, que permite as atividades nucleares civis e proíbe as armamentistas.
Neste sentido, às vésperas da