Impressionismo
O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.
Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pelas mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.
O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.
CLAUDE MONET
"IMPRESSÃO, NASCER DO SOL” – EU BEM O SABIA! PENSAVA EU, JUSTAMENTE, SE ESTOU IMPRESSIONADO É PORQUE HÁ LÁ UMA IMPRESSÃO. E QUE LIBERDADE, QUE SUAVIDADE DE PINCEL! UM PAPEL DE PAREDE É MAIS ELABORADO QUE ESTA CENA MARINHA." (LOUIS LEROY)
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy.
Monet nasceu na França, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Por toda sua carreira produziu de acordo com os ideais propostos por este movimento. Quando jovem, começou como caricaturista e pintor de paisagens. Estudou em Paris e serviu o exército, durante a guerra franco-prussiana; no entanto, refugiou-se na Inglaterra. Durante sua vida, atravessou