Notícia
Uma notícia é um relato lógico, ordenado, objectivo e claro de factos recentes ou de situações, com interesse público, sem comentários nem expressão de opiniões. Este relato tem que ser difundido por um meio de comunicação social e por isso, o assunto deve merecer ser alvo de divulgação regional, nacional ou internacional.
A notícia tem que obedecer a alguns princípios, para que seja credível.
2.1. Veracidade:
A notícia deve ser o espelho da realidade. Este é o ponto mais importante e o mais difícil de alcançar.
Segundo Gaye Tuchman, num estudo sobre a produção da notícia (1983), a notícia não se limita a espelhar a realidade. A notícia “ajuda a constituí-la como um fenómeno social compartilhado, uma vez que no processo de definir um acontecimento a notícia define e dá forma a este acontecimento”, reclama o autor.
Os factos sucedidos devem ser verdadeiros e verificáveis, de forma a comprovar a veracidade do relato.
2.2. Objetividade:
A notícia não pode conter qualquer opinião do jornalista que a está a escrever. Todas as opiniões são de fontes de informação relacionadas de alguma forma com o caso.
2.3. Clareza:
Os factos devem ser apresentados de forma ordenada e lógica, para que sejam de fácil interpretação.
2.4. Brevidade:
Os dados irrelevantes devem ser omitidos e as repetições no corpo da notícia (pág. 5) não devem existir.
2.5. Generalidade:
O assunto deve ser do interesse geral e nem particular, de acordo com a abrangência do meio de comunicação onde é disponibilizado: regional, nacional, internacional.
2.6. Atualidade:
Quanto mais actual, mais interesse público tem o assunto.
3. O Texto Jornalístico
Para que a notícia seja facilmente compreendida por todos, deve utilizar linguagem corrente e a exposição do assunto deve ser lógica e ordenada. Assim sendo, a construção de uma notícia segue algumas regras, facilmente identificáveis.
A notícia é dividida em três partes: o título, o lead ou cabeça