Nothing
7. Uma boa ideia
É importante entender que, tirando os 4 primeiros pontos, a lista é horizontal ao invés de vertical, ou seja, não existe uma ordem – todas as características são de igual importância.
2. Ir atrás de investimento é algo necessário para qualquer startup?
Não. Por dois motivos.
Primeiro, vamos distinguir os motivos pelos quais empresas procuram capital de risco: algumas empresas o buscam para ajudar no recrutamento, conseguir novos clientes-chave, pra ajudar a alcançar uma saída etc. Procurar capital pra crescer é só uma de uma dúzia de razões pelas quais uma empresa procura financiamento por capital de risco.
Segundo, é preciso diferenciar os tipos de empresas que são apropriadas para esse tipo de financiamento, já que existem muitas que ou não precisam disso, ou não são apropriadas. Por exemplo, se você tem um blog popular e está satisfeito ganhando dinheiro com anúncios, então por que você iria atrás de capital de risco? Não faria sentido. Por outro lado, talvez você tenha uma empresa grande, lucrativa, mas precisa de expertise para levar a empresa para um patamar acima – nesse caso, apesar de você não precisar do dinheiro, você pode querer o capital de risco para ganhar acesso ao expertise que investidores têm.
3. Uma empresa deve aceitar investimento do primeiro investidor que aparecer? O perfil do investidor faz muita diferença?
Não! Se você está contratando uma pessoa para sua empresa, você contrata a primeira que aparece ou entrevista vários candidatos? A parceria entre empreendedor e investidor é como casamento – na alegria e na tristeza, até que a morte os separe. Por isso, você deve conhecer vários