Nothing
ERU 110 – Introdução ao Agronegócio
TRIGO
Trabalho apresentado como parte final da avaliação do curso.
Sumário
Introdução:
O trigo ocupa o primeiro lugar em volume de produção mundial. No Brasil, a produção anual oscila entre 5 e 6 milhões de toneladas. É cultivado nas regiões Sul (RS, SC e PR), Sudeste (MG e SP) e Centro-oeste (MS, GO e DF). O consumo anual no país tem se mantido em torno de 10 milhões de toneladas. Cerca de 90% da produção de trigo está no Sul do Brasil. O cereal vem sendo introduzido paulatinamente na região do cerrado, sob irrigação ou sequeiro.
Neste contexto, este trabalho visa abordar o trigo e suas especificidades.
Trigo – Dados técnicos
A cultura:
O trigo é uma gramínea de ciclo anual, cultivada durante o inverno, podendo ser irrigado ou não, sendo um alimento básico do povo brasileiro, consumido em diferentes formas como pães, massas alimentícias, bolos e biscoitos.
A área:
A área a ser cultivada deve ter boa fertilidade, ser livre de acidez, preferencialmente contar as com práticas de rotação de culturas, livre de pragas e doenças e que não sofram inundações para evitar baixos rendimentos. Na área a ser cultivada é importante que os restos culturais sejam depositados numa faixa equivalente à largura da plataforma de corte da colhedora, independentemente de serem ou não triturados.
Calagem a adubação:
As indicações para correção da acidez de solo e de fertilidade são baseadas em resultados de análises químicas de solo. Devido a isso, a amostra de solo deve ser representativa das condições da lavoura. As quantidades indicadas de calcário e de fertilizantes pressupõem que os demais fatores que influenciam a produção estejam em níveis satisfatórios. As doses indicadas objetivam a obtenção de retorno econômico máximo, em função do uso desses insumos na cultura.
Nitrogênio:
A quantidade de fertilizante nitrogenado a