not only SQL
Aluna Ceres
Professor Kadu
Engenharia da Computação (GEC4)
2014/RJ
Sumário not only SQL 3
● Alta performance e escalabilidade: 3
● Replicação 3
● Suporte a dados estruturados; 3
● Alta disponibilidade. 3
Classificações dos bancos NoSQL 4
Sistemas baseados em armazenamento chave-valor 4
Sistemas orientados a documentos 5
Sistemas orientados a colunas 6
Sistemas baseados em grafos 6
Comparativo e relações entre os tipos de bancos descritos anteriormente 8
Conclusão 10
Referências 11
not only SQL
O termo not only SQL (NoSQL) descreve soluções de armazenamento de dados não relacionais.
Pode-se dizer que um banco de dados NoSQL, além de não ter interface SQL, é um banco relacional open source, porém completamente distinto do modelo relacional tradicional. Isso porque os bancos de dados NoSQL foram justamente projetados a partir de necessidades que os bancos de dados tradicionais relacionais não supriam, como alta performance e capacidade de expansão. Em ordem de suprir esta demanda, foi criada uma nova classe de bancos de dados, NoSQL, a qual possui como características principais:
Alta performance e escalabilidade:
Enquanto em servidores de bancos tradicionais, a escalabilidade demandava redistribuição vertical (ou seja, adição de mais recursos ao servidor, como memória e disco, para suportar mais dados), os bancos NoSQL se redistribuem verticalmente, ou seja, funcionam como um sistema fracamente acoplado, sendo econômico e possuindo alta escalabilidade. Graças a esse mecanismo, sua performance provém não de um servidor central com muito poder computacional, mas de vários servidores (não necessariamente de alta performance) conectados e trabalhando em conjunto.
Replicação
A replicação é uma estratégica que se encaixa perfeitamente na arquitetura do NoSQL, já que ele segue o conceito de sistema fracamente acoplado. Essa ferramenta possibilita o armazenamento de dados e backups independentemente do local físico onde o dado