Nos somos responsáveis
Do meu ponto de vista, percebo a intenção do autor, quando citado no trecho: “Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: Você mesmo! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.”
Pois o argumento do autor no trecho a seguir deixa claro a sua intenção: “SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA.”
Para leitura e compreensão dessa crônica é indispensável a exigência dos seguintes conhecimentos prévios:
Conhecimento linguístico, para que seja possível entender as frases, o significado das palavras, conhecimento da nossa língua;
Conhecimento textual, na qual o leitor fara a diferenciação do tipo de texto na qual o autor escreveu. Seria uma espécie de experiências anteriores que o leitor adquire ao ler diversos tipos de textos, na qual conseguira compreender de forma mais fácil os diversos tipos de formas que o texto foi escrito, ex. narrativo, argumentativo...
E experiência de mundo, na qual o leitor adquiriu em seu processo de aprendizagem formal ou informal. Talvez uma das mais importantes, para compreensão da crônica, pois o texto esta ligado com o dia a dia das pessoas. O conhecimento de mundo nos fara entender a ideia do autor, criando uma ligação com nossas vidas. Assim a compreensão se tornara muito mais fácil.