Nos Quintais de São Luís
Luís
Livro de Sonetos
Arão Filho
Organização da Obra:
Silvia Maria Costa Caldas
Revisão Textual:
Daniela Privado
Capa:
Diogo Nascimento
Estudante de Farmácia-Bioquímica/UFMA
2
Aos meus pais, Arão Pereira da Costa, in memoriam, e Teresinha de Jesus Lima Costa
3
São Luís do Maranhão, julho de 2012.
4
Apresentação
“Nos quintais de São Luís”, é uma coletânea de sonetos escritos na cidade de São Luís. Alguns destes sonetos foram escritos na minha casa, sob as sombras das mangueiras, outros nas praias de Panaquatira e na Ponta D’areia, no
Largo dos Amores, nas tardes do Portinho e das ruas e becos do Reviver, enfim, foram escritos na Ilha dos Amores. São Luís é uma cidade que possui inúmeros encantos e é impossível não inspirar-se nesta bela cidade.
Nestes humildes sonetos, tento observar detalhes da vida através de olhares distraídos, guiados pela simplicidade e emoção. Portanto, ofereço a você, leitor, nestas páginas, um pedacinho do minha alma.
O autor
5
6
Prefácio
Um dos pontos interessantes em admirar a obra de Arão Filho, além de todo o prazer que a simplicidade e delicadeza dele trazem ao leitor, é imaginar em como um estudioso das ciências exatas, da química, consegue administrar a poesia de forma tão tocante; como, em meio a fórmulas, pipetas, polímeros, experimentos, há espaço para rimas, versos, poesia... É um dom, e isso é inegável. Inspirar-se nas coisas mais simples da vida como o nascer de um dia, o voo de um pássaro, uma briga entre cão e gato e tornar isso uma poesia de arrepiar os pelos e fazer o coração bater mais forte é certamente um dom. E mais abençoados do que Arão com esse dom, somos nós por termos a oportunidade de admirar e, mais do que isso, de deleitar-nos com a poesia a que ele dá vida.
A intimidade com as palavras é perceptível e invejável. A sensação é a de que o poeta é tão amigo, tão intimo das palavras que tudo não passa de uma